domingo, 19 de outubro de 2008

Claudia Leitte conta ao EGO detalhes do seu carnaval

Eliane Santos
Enviada especial do EGO a Salvador
O ano ainda não acabou, mas Claudia Leitte vai fechar 2008 em grande estilo. Foi neste ano que ela iniciou sua carreira solo, que teve pontapé inicial com a gravação do DVD de um mega show feito na praia de Copacabana, no Rio - e que reuniu 700 mil pessoas -, engravidou e ainda firmou a parceria com dois blocos para o carnaval 2009, o Intternacionais, um dos mais tradicionais de Salvador, e o Bloco da Barra.

Mas antes do balanço positivo, Claudia conta nesta entrevista exclusiva ao EGO que passou por dificuldades. Diz que quase desistiu da carreira solo por não receber apoio de pessoas com quem contava, que se assustou quando descobriu a gravidez inesperada e que temeu que isso pudesse atrapalhar compromisso profissionais.

“Fiquei bastante assustada porque foi no início da carreira solo. Tinha compromissos profissionais marcados e não sabia como faria. Mas quando você ouve o coraçãozinho do bebê batendo, acaba tudo, passa o susto na hora”, diz.

Agora, com tudo arranjado, ela só tem olhos para o filho Davi, que nasce em janeiro e que consome todas as suas atenções. Nesse papo, que aconteceu no dia do anúncio da gravidez de Ivete Sangalo, ela também falou sobre a famosa rixa com a baiana, sobre os planos para o carnaval 2009 e sobre sua rotina fora dos palcos.

EGO - Você vai ter bebê um mês antes do carnaval, mas já firmou parceria com dois blocos para o ano que vem. Como vai fazer para cuidar do Davi?

CLAUDIA LEITTE - Já tenho todo um esquema pronto. Ele vai ficar em casa sob os cuidados das duas avós. Comprei uma ordenhadeira e estou tendo instrução para tirar o leite e armazenar. O leite vai ficar em um case que conserva o líquido na temperatura certa. Vou fazer tudo certinho, o melhor para ele.

EGO - É verdade que você comprou um apartamento próximo ao circuito que seus blocos percorre para o bebê ficar mais perto?

CLAUDIA LEITTE - Já tenho esse apartamento no Campo Grande. Uso para descansar durante o carnaval, entre um trio e outro. Ele vai ficar lá, sim, mas não comprei nada agora, não.

EGO - Quando o Davi deve nascer?

CLAUDIA LEITTE - Ele nasce em janeiro. Como quero ter parto normal, ele tem até o dia 20 para chegar. Gostaria muito que ele nascesse no dia 20, que é dia de São Sebastião, padroeiro do Rio de Janeiro, cidade que amo muito. Estou torcendo para isso.

EGO - Como será o figurino do Carnaval 2009, já que você vai ter acabado de ter neném?

CLAUDIA LEITTE - Quero uma coisa bem leve. Pensei no figurino que a Elis Regina usava quando estava grávida, misturado com o visual da Clara Nunes, que tem aquela coisa despojada, descompromissada, leve. Um figurino bem mãe.Quero algo assim.

EGO - Pensou nesse figurino por causa da forma física ?

CLAUDIA LEITTE - Certamente. Meu útero ainda vai estar dilatado. O útero chega a pesar um quilo.Será impossível ter uma barriga esteticamente normal em um mês.

EGO
- Mas pensa em fazer algo para emagrecer para o carnaval?

CLAUDIA LEITTE - Não. Nesse momento, estou preocupada com a saúde do meu filho. Engordei o mínimo possível até agora. Podia ter engordado até oito quilos, mas só ganhei cinco quilos até o sexto mês de gravidez. Estou bem, e não estou com paranóia nenhuma, não. Acho que tudo vai acontecer naturalmente. Não vou ter tempo de fazer malhação, tudo vai ser muito corrido nesse um mês de preparo entre a chegada do bebê e o carnaval. Acho que o máximo que posso fazer é tomar sol, dar uma relaxada para que no carnaval eu esteja saudável. Mas o principal é a saúde do meu filho.

EGO - Você se assustou quando descobriu que estava grávida? Achou que pudesse atrapalhá-la profissionalmente?

CLAUDIA LEITTE - Fiquei bastante assustada porque foi no início da carreira solo. Tinha compromissos profissionais marcados e não sabia como faria. Falei: “Meu Deus, queria muito um bebê, mas como o senhor faz isso agora (risos)?” Eu me previno, e queria mais para a frente, pensava em engravidar no final desse ano. Mas ele veio e meu filho nunca vai ser imprevisto. Assustou também por causa das mudanças no corpo, é tudo diferente. Mas quando você ouve o coraçãozinho do bebê batendo, acaba tudo, passa o susto na hora.

EGO - Em termos profissionais, o que achou que não pudesse dar certo?

CLAUDIA LEITTE - Pensava como seriam os shows, como faria para pular de barrigão (risos), como subiria no palco nesse estado interessante. Ficava tentando antecipar as coisas.

EGO
- Além de você, a Bahia agora tem outra grávida famosa, que é Ivete Sangalo. O que achou da notícia?

CLAUDIA LEITTE - Falei com ela por telefone, e chorei de emoção. Sei como ela é, da vontade de formar uma família, ter um companheiro. Sei porque ela leva a mesma vida louca que eu. Conversamos sobre tudo: neném, pulos no palco, comida, todos aqueles assuntos da tribo das gestantes. Agora, vou torcer para que seja uma menina para namorar o Davi. Até porque, se for menina mesmo, vai ser uma gostosuda como a mãe. Meu filho vai adorar.

EGO - Então não existe rixa entre vocês duas?

O povo adora inventar coisa, mas tenho um relacionamento massa com Ivete. Tivemos pouco contato, mas ela é uma pessoa fantástica. Nossa vida é uma loucura, mas vez por outra, nos esbarramos nos aeroportos, nos falamos por telefone ou nos encontramos em aniversários.

EGO - No Carnaval 2009 você completa um ano de carreira solo. Como você avalia esse primeiro ano sozinha?

CLAUDIA LEITTE - Esse ano começou surpreendente. Jamais imaginei encontrar aquele público todo em Copacabana, na gravação do meu DVD. Mesmo nos meus sonhos - e olha que eu sonho muito -, não pensava que daria tudo tão certo. Não esperava o empenho que a carreira solo está tendo, muito disso devo à minha equipe, porque a carreira é solo, mas dependo de muita gente. Depois veio o neném. No outro dia, estava lendo um texto da Martha Medeiros que dizia para a gente nunca pensar que a festa na casa do vizinho é melhor do que na nossa. Além do sentimento horrível da inveja, a gente tem que entender que uma hora chega a nossa vez, e esse ano aconteceu comigo, minha vez chegou. Também acho que amadureci muito com as dificuldades que tive, porque a realidade parece glamurosa para quem está de fora, mas eu penei.

EGO
- O que foi difícil?

CLAUDIA LEITTE
- O mais difícil foi a descrença de pessoas que eu acreditava e contava. Muita gente não acreditou no projeto, ficou com medo da dimensão da gravação do DVD na praia de Copacabana. Gente em quem eu confiava bastante e que achava que estaria comigo, mas que virou para mim e disse que não ia dar certo, me desestimulou, disse que não era para eu sair da banda. E quando você ouve uma pessoa que você gosta dizendo isso é um choque, fiquei triste. Mas, graças a Deus, consegui superar isso.

EGO - Quem foram os seus principais incentivadores?

CLAUDIA LEITTE - Meus principais incentivadores, patrocinadores da minha alegria nesse projeto, foram Manoel Castro, meu empresário, e o meu marido, Márcio. Minha família esteve sempre o tempo inteiro presente. Mas essas duas pessoas me deram uma força extra. Estiveram comigo o tempo todo.

EGO - O Márcio Pedreira, além de seu marido, trabalha com você, na sua produção. Quando é que você cuida dele?

CLAUDIA LEITTE - Eu e Márcio somos muito atenciosos um com o outro. Muito cúmplices. Quando a gente se olha, já sabe exatamente o que o outro está sentindo. Acho que temos uma coisa espiritual mesmo. Isso facilita as coisas. Ele me olha e sei quando ele quer um colinho, quando precisa de atenção, e vice-versa.

EGO - Você já declarou que tenta ser uma mulher normal, que cuida da carreira, mas também da casa. O que Claudia Leitte tem de dona-de-casa?

CLAUDIA LEITTE - Gosto muito de cozinhar, mas confesso que nunca mais fiz nada. Quando você está grávida, todo mundo quer fazer tudo para você. Detesto isso, gosto de fazer minhas coisas. Mas confesso que ando bem molinha, bem mimada (risos). Estou sendo mais cuidada do que cuidando. Mas sei tudo o que entra e sai na minha casa, administro bem junto com as meninas que trabalham comigo.

EGO
- E qual a sua especialidade na cozinha?

CLAUDIA LEITTE - Minha avó é cozinheira de mão cheia e tem um tempero que ninguém tem. Aprendi com ela, e acho que meu forte é o tempero. Meu pai diz que nunca comeu um cachorro quente tão bom quanto o meu. É uma coisa simples, mas com o meu tempero, até um cachorro quente fica bom.